quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Toxinas alterando nosso metabolismo


Desde a Revolução Industrial a população tem sido exposta ao aumento da produção de compostos químicos como agrotóxicos, inseticidas, herbicidas e fungicidas, por meio do ar, da água e da ingestão de alimentos contaminados.

Essas toxinas podem agir no nosso corpo enviando falsas mensagens, alterando a ação de hormônios que produzimos naturalmente, entre eles os hormônios da tireóide, insulina, estrogênio, e cortisol.

Como conseqüência, podemos observar como está aumentando o número de mulheres jovens com problemas de tireóide (hipo e hipertireoidismo), pessoas com desejos por doces e gorduras, pessoas comendo muito mais do precisam e o grande aumento da prevalência da obesidade. Está cada vez mais comum encontrarmos pessoas que, por mais que cuide da dieta e pratique atividade física, não conseguem emagrecer.

Agora, já que sabemos mais esses danos que os agrotóxicos podem causar, podemos optar por consumir alimentos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos para serem produzidos e, quando não for possível o acesso aos orgânicos, podemos reduzir os resíduos de agrotóxicos presentes na superfície dos alimentos, lavando-os, retirando as cascas e as folhas externas das verduras.

Fonte: "Nutrição Clínica Funcional - Obesidade" de Andréia Naves.

Cecília Conte – Nutricionista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário