segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Chocolates orgânicos deliciosos!


Os chocolates orgânicos da  Chokolah serão uma das gostosuras que iremos encontrar na Quitanda nos dias 3 e 4 de Dezembro.

A Chokolah produz chocolates orgânicos, o que envolve um processo integrado que abrange desde a lavoura até o processamento final de produção.

As amêndoas de cacao são cuidadosamente selecionadas, fermentadas e torradas, a fim de despertar o melhor de seu aroma. Uma vez cumpridas as etapas externas, e já prensado, o cacau é então processado com os demais ingredientes em equipamentos de refino e conchagem que harmonizam seus aromas e afinam sua textura. O CHOKOLAH orgânico possui aquela delicada textura típica dos grandes chocolates, dissolvendo-se na boca espontaneamente, sem grumos ou granulosidades.

Para sua fabricação não são utilizadas gorduras alternativas à manteiga de cacau, que naturalmente não contém gordura trans, e os ingredientes são comprovadamente livres de DNA transgênicos.
Estudos indicam que o consumo regular de chocolate, principalmente o amargo, por possuir altas concentrações de compostos bioativos como flavonóides e polifenóis, podem exercer diversos efeitos benéficos à saúde, como neutralizar os radicais livres do nosso organismo, reduzir as concentrações do colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, além de reduzir a pressão sanguínea, contribuindo para a prevenção de doenças do coração, sendo esta uma das doenças que mais atingem as populações que seguem um padrão alimentar ocidental.


Okoball


Na 1º Edição da Quitanda teremos o Okoball, um produto recém lançado no Brasil que auxilia na lavagem das roupas, poupando assim cerca de 80% do uso de sabão em pó, amaciantes e demais produtos de limpeza.
Quando comparado ao processo normal de lavagem de roupas, diminui os riscos alérgicos causados pelos produtos químicos, elimina os micro-organismos patogênicos, é recomendada para lavagens de roupas de crianças e pessoas com pele sensível e com tendência a alergias, proporcionando conforto, bem-estar e economia.
Trata-se de uma ´´bola`` super resistente repleta de furos externos. Internamente possui diversos ímãs e cerâmicas que auxiliam na lavagem das roupas na máquina de lavar. Cada Okoball rende aproximadamente 1.500 lavagens.

Benefícios
- Elimina a quantidade de produtos poluentes lançados na natureza
- Economiza 80% nos gastos com produtos tradicionais
- Elimina o bolor e os micro-organismos patogênicos em máquinas de lavar roupas, tanquinhos e outros recipientes
- A Okoball protege os tecidos contra a oxidação e descoloração causadas pelo cloreto da água
- Deixa suas roupas macias, sem resíduos químicos e com cores mais vivas
- A Okoball suporta lavagens de até 90º C de temperatura
- Elimina odores desagradáveis de geladeiras e congeladores ajudando a conservar melhor os alimentos
- Okoball é a bola de lavar nº1 da Europa com 0% de reclamações.
- Durabilidade de 3 anos ou 1500 lavagens
- Certificados: ISO 9.001, ISO 14.001 e TUV.
- GARANTIA DE 3 ANOS
COMO UTILIZAR
Quando for lavar, recomendamos separar as roupas por cores e tecidos, como é habitual. Depois de separadas, coloque-as na máquina, ou tanquinho, e posicione a Okoball entre as peças de roupa.
Dependendo do grau de sujeira, adicione de 5 a 20% do produto químico habitual na lavagem, para aumentar a eficácia da Okoball.
Acima de 4,5Kg de roupa, recomenda-se o uso de duas unidades da Okoball.
Para obter melhor resultado, deixe a roupa de molho de 30 a 60 minutos.
Ao final do processo, se for de costume, adicione o amaciante de sua preferência.
A mesma forma de utilização será usada para processos de lavagem à mão.

É recomendado, pelo fabricante, deixar a Okoball sob a luz do sol, uma vez por mês, durante uma hora ou mais para recarregar as cerâmicas.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Toxinas alterando nosso metabolismo


Desde a Revolução Industrial a população tem sido exposta ao aumento da produção de compostos químicos como agrotóxicos, inseticidas, herbicidas e fungicidas, por meio do ar, da água e da ingestão de alimentos contaminados.

Essas toxinas podem agir no nosso corpo enviando falsas mensagens, alterando a ação de hormônios que produzimos naturalmente, entre eles os hormônios da tireóide, insulina, estrogênio, e cortisol.

Como conseqüência, podemos observar como está aumentando o número de mulheres jovens com problemas de tireóide (hipo e hipertireoidismo), pessoas com desejos por doces e gorduras, pessoas comendo muito mais do precisam e o grande aumento da prevalência da obesidade. Está cada vez mais comum encontrarmos pessoas que, por mais que cuide da dieta e pratique atividade física, não conseguem emagrecer.

Agora, já que sabemos mais esses danos que os agrotóxicos podem causar, podemos optar por consumir alimentos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos para serem produzidos e, quando não for possível o acesso aos orgânicos, podemos reduzir os resíduos de agrotóxicos presentes na superfície dos alimentos, lavando-os, retirando as cascas e as folhas externas das verduras.

Fonte: "Nutrição Clínica Funcional - Obesidade" de Andréia Naves.

Cecília Conte – Nutricionista 

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

1º Edição da Quitanda!

Todos os meses a Ciranda Viva vai montar uma Quitanda onde vamos encontrar o melhor da produção local de agricultores orgânicos, cozinheiros e artesãos.

A primeira edição da Quitanda será realizada dias 3 e 4 de dezembro das 9 às 20 horas.

Estamos conhecendo artistas que usam diferentes materiais como PET e madeira de demolição para fazer lindos acessórios.

Conhecemos também produtores maravilhosos e cozinheiras que usam alimentos orgânicos e que, sem corantes e conservantes, fazem deliciosas compotas, conservas, pães e chocolates.

Vamos reunir produtos de ótima qualidade que agregam responsabilidade social, saúde, cooperação e bom gosto.

Venha tomar um chá conosco!

Rua das Begônias, 600
Jardim Colibri - Estrada  do Embú

(o mapa do local está na barra ao lado!)

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Afinal, o que são alimentos orgânicos?

 Os vegetais orgânicos são aqueles que durante o cultivo não receberam nenhum tratamento com agrotóxicos, inseticidas, praguicidas, adubos químicos e nem sofrem modificações genéticas.


 Com relação aos animais, eles são criados sem uso de hormônios de crescimento, anabolizantes ou outras drogas como os antibióticos.


  Os orgânicos são alimentos mais saudáveis por serem isentos de substâncias químicas e xenobióticos que causam prejuízo para nossa saúde, como alergias e câncer. 

 Estudos estão demonstrando que esses alimentos têm maior teor de nutrientes e fitoquímicos do que os produtos cultivados tradicionalmente. Isto porque a planta  retira seu sustento da terra saudável, crescendo ao seu tempo, de acordo com a safra e o clima sendo geralmente muito mais saborosos.

 Além dos benefícios que os orgânicos trazem para nossa saúde, sua produção promove a conservação do solo, do ar, da água, das plantas e dos animais e incentiva a redução do desperdício e da poluição.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Em criação

Um espaço belo e acolhedor,

um ateliê cercado de árvores,

pessoas comprometidas a promover

qualidade de vida e consciência ambiental.